Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ensaio Sobre Ramon Valdés

PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 08 DE JULHO DE 2010.

Fonte: http://www.nuevodiarioweb.com.ar/. Acessado em 8 fev. 2014.
Ramón Valdés, A Lenda

Pessoal... acabei de ver um vídeo do Ramón Valdés, o intérprete do personagem Seu Madruga, cantando... Isso mesmo, Cantando; Soltando a voz em um programa de televisão ao vivo.

No ano de 1982, Ramón Valdés, ou Don Ramón, participou de um popular programa de auditório do Chile. Ele responde com muito humor as perguntas do apresentador e cantou uma famosa música mexicana.

Infelizmente meu espanhol não é bom o suficiente para criar uma legenda para esse vídeo, mas fiquem tranquilos, Don Ramón vai se fazer entender!
Acompanhe esse momento histórico da televisão mundial no vídeo abaixo.



Compreende porque ele é considerado o melhor comediante mexicano?

Ramón Gómez Valdés y Castillo nasceu na Cidade do México em 02 de setembro de 1923. Atuou em vários filmes no seu país desde a década de 1940, porém atingiu sua maior popularidade com a figura hilária do "Don Ramón", "Seu Madruga" no Brasil, do seriado de televisão Chaves (El Chavo del Ocho).

Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, sempre teve grande admiração por Ramón Valdés e dizia que era o único que o fazia "chorar de rir" durante as gravações dos programas, que duraram aproximadamente uma década. Seu personagem na Vila do Chaves, apesar do humor simples, trazia a situação da América Latina de desemprego generalizado e dependência de sub-empregos. Seja como pedreiro, vendedor ambulante de objetos usados ou leiteiro, ele sobrevivia enquanto o proprietário da vila, "Seu Barriga" (Edgar Vivar), não o expulsava da casa por não pagar o aluguel.

No início da carreira, atuou em pequenos filmes junto com seus irmãos, também atores, e também com papéis nos filmes de Cantinflas, famoso comediante mexicano dos anos 60. Mas foi no seriado O Chaves, que realmente teve destaque e conquistou a plateia de diversos países, principalmente América Latina e fez a série "Ah que Kiko" em 1988. Don Ramón participou de 10 temporadas do Chaves, de 1971 a 1979 e em 1981. Ele faleceu, vítima de câncer no estomago, dia 09 de agosto de 1988.

Ramón Valdés, Carlos Villagrán e Roberto Gómez Bolaños. Fonte: Imagem Pública da Internet.

ALGUMAS CURIOSIDADES:

* Sabe-se que Ramón Valdés tinha uma memória privilegiada. Fora do estúdio vestia-se quase igual como no seriado, pois afirmava que com os Jeans podia sentar onde quisesse sem temer sujar a roupa. (segundo declarações de seu filho Rafael Valdés).

* Também tinha rituais curiosos, como fumar um cigarro antes de dormir.

* Apesar de, no seriado Chaves, Seu Madruga fugir da Bruxa do 71 (Angelines Fernandez), na vida real os dois eram muito bons amigos. Tanto que, quando Ramón morreu em 1988, a atriz passou a noite ao lado do corpo chorando e dizendo "Mi Rorro" (Meu bebê). A atriz ficou tão decepcionada que começou a descuidar da saúde, e começou a envelhecer mais rapidamente. Ramon Valdez Também manteve grande amizade na vida pessoal com os atores Édgar Vivar (que atuou como o Senhor Barriga) e Rubén Aguirre (que interpretou o Professor Girafales também era um dos melhores amigos de Ramón). Villagrán, o Quico na série, foi um dos melhores amigos de Ramón Valdés.

* Certa vez, quando Ramón estava no hospital, Villagrán foi visitá-lo e lhe disse: "Nos vemos lá em cima, no céu.". Ramón se contrariou, e mantendo seu bom humor disse: "Não se faça de louco, nos vemos lá embaixo, no inferno!".

* Ramón Valdés nunca pôde desassociar sua pessoa do papel de Seu Madruga. Tanto as pessoas como os produtores não podiam vê-lo em outro papel. O ator confessou para a revista Actores&Actrices&Rumores que, depois de deixar o seriado Chaves, recebeu apenas quatro ofertas para atuar: as quatro eram pedidos de Chespirito para voltar a fazer o papel de Seu Madruga. De qualquer forma, sua carreira não terminou com a sua saída da turma do Chaves: atuou em diversas peças de teatro, duas no colégio de sua filha mais velha e uma no colégio de sua filha mais nova. Em todas as peças, fez o papel de Seu Madruga. Ramón voltou à televisão em 1981, quando Chaves havia se tornado um quadro do Programa Chespirito novamente.

* Camisas com o rosto do Seu Madruga são comuns no Brasil. Boa parte dessas camisas possuem a frase "Seu Madruga não morreu". Em outras camisas, ele está caracterizado como Che Guevara ou mesmo Jesus Cristo. Algumas ainda trazem frases ilustres ditas por Don Ramón no seriado como "não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar"

* Uma das muitas frases de efeito ditas por Ramón Valdéz ao interpretar Seu Madruga se tornou um bordão pouco igualada até os dias de hoje, e figura também em um número incontável de camisas acompanhadas de sua figura: A vingança nunca é plena. Mata a alma e a envenena!



Fonte: Vida Nerd. Acessado em 8 fev. 2014.
É isso aí, pessoal. Reverenciem os artístas que realmente são dignos.
Seu Madruga Eterno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário